quarta-feira, 3 de outubro de 2007

Suassuna e a Compadecida

Para quem não sabe, O Auto da Compadecida, sim aquele seriado bonitinho que vimos na TV, foi escrito por Ariano Suassuna e é uma peça de teatro em três atos. Ele a escreveu/publicou em 1955, há 52 anos.
Por falar em dramaturgia, Ariano também escreveu a Peça A Pedra do Reino que teve recentemente uma montagem feita pelo consagrado Antunes Filho. Assisti ao espetáculo e, sinceramente, saí do teatro decepcionado. Muita gente achou brilhante a montagem, mas já assisti outras montagens de outras peças de ariano, de grupos desconhecidos e experimentais, que são infinitamente melhores. Enfim. Como disse Eugênio Barba aos integrantes do Grupo Udi Grudi (circo-teatro) ao assistir a peça "O Cano", "esta é uma obra prima, mas quero ver vocês fazerem outra". É realmente difícil produzir obras primas em sequencia, por isso, ao criticar o mais recente trabalho de Antunes, não desmereço outras obras primas por ele realizadas.
Ah, e para quem não se lembra, ou é mais novinho. Os trapalhões também levaram para as telonas a adaptação no filme "Os Trapalhões no Auto da Compadecida". Isso em 1987.

Nenhum comentário: