quarta-feira, 3 de outubro de 2007

RELEITURA

O que é uma releitura de uma obra?


A meu ver releitura é uma reinterpretação de uma obra, fruto da análise de sua finalidade, contexto cultural em que foi produzida, movimento artístico, composição, formas, cores, e todo e qualquer elemento ou significado que a obra possa mostrar.

Quando me refiro a Almeida Júnior, e diga-se de passagem, antes mesmo de ter determinado as características dos meus personagens, e bem antes de definir o roteiro e storyboard, sabia que uma tomada do meu curta seria semelhante ao enquadramento, cores, e luzes da obra "O Caipira Picando Fumo". Antes porém, li sobre o autor, que inclusive deu suporte ao projeto com relação à luz, que por trabalhar o cotidiano das pessoas do interior de São Paulo, retratava também em suas obras essa luz chapada e dura, tipica de certas regiões do Brasil.


Como trabalhei cinco anos no espaço cultural da Caixa, na organização e produção de eventos e exposições, e como o acervo da Caixa é riquisssimo com obras das quais tive o prazer e a honra de manuseá-las como Djanira, Tarsila do Amaral, Athos Bulcão, Aldemir Martins, Anita Malfati, Di Cavalcanti e diversos outros, inclusive Antônio Poteiro.


Para a realização do cenário da Lavoura, estava em busca de referências visuais. A iluminação já estava definida, com base na iluminação utilizada por Almeida Júnior, Glauber Rocha, entre outros filmes que me utilizei como referência. O contraste Luz e Sombra deveria existir e isso já estava decidido. No entanto faltava ainda fechar a idéia da concepção do cenário. Foi aí que ao pensar nas casas que iriam estar distantes e ao fundo, optei pela utilização de planos chapados. E ao tomar esta decisão, me veio a mente imediatamente referências como Antônio Poteiro e J. Borges. Porque? Simples, os artistas primitivistas, ingênuos, naifs, por desenvolverem sua própria técnica, não dominavam, por exemplo o uso da perspectiva. Em qualquer obra de artesanato brasileiro isso é observado logo de cara. Assim, tinha um suporte para a definição de meu cenário. Tentei aproveitar também a questão da utilização das cores pelos artesãos brasileiros, e Antônio Poteiro, não ficou de lado. As cores utilizadas são sempre muito vivas, em muitas delas há uma predominancia do verde, azul e vermelho. Assim, tentei saturar um pouco mais a coloração da cena da lavoura para buscar um pouco esta identidade. De toda maneira, afirmo que minha releitura de artistas como antônio Poteiro e J. Borges está presente na cena da lavoura. Observe a figura:


Note que a Namoradeira é mais alta do que a montanha onde está a cidade. Além disso as casas são menores do que ela. Ou seja, me utilizei da mesma base destes artistas para a criação do cenário. Pelo simples fato de ter feito isso, posso afirmar que a cena da lavoura é uma releitura ou apropriação de alguma obra de arte de artistas como J. Borges e Antônio Poteiro.

Vejam estas obras abaixo. Todas são releituras da obra de Almeida Júnior, Amolação Interrompida:

Silton Franco

Antonio Helio Cabral

Alex Fleming


Almeida Júnior - Amolação Interrompida

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